Acampamento Paiol Grande
Fotos da Temporada
Boa tarde! Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018 Fale com o Piaoleiro
TwitterFacebookInstagram
homeConheça o PaiolFériasEscolasContatoLocalização
   
 
  Férias no Paiol

Inscreva-se

Novidades

Férias de Verão

Perguntas Freq.

ORIENTAÇÕES DE FÉRIAS | JANEIRO

Nós, do Acampamento Paiol Grande, uma instituição que completou 70 anos de excelência em programas educativos e recreativos, estamos muito felizes por recebê-los durante esses dias.

 
Por isso, programamos uma temporada repleta de novidades e atividades bacanas. Este ano, nossa temporada será motivada por muitos esportes, atletismo, gincanas, manobra radical, jogos cooperativos, artes, pinturas, convivências, teatro e claro, nossas tradicionais excursões, além de tantas outras surpresas especialmente preparadas para vocês!

 

Clique nos ícones abaixo para acessar as informações a respeito de cada tema:

 

Image Map

ESSE DOCUMENTO CONTÉM MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA GARANTIR O APROVEITAMENTO DA TEMPORADA. LEIA O INFORMATIVO COMPLETO!


-

 

A ansiedade da partida é grande tanto para os pais como para as crianças e jovens. Contamos com a colaboração de todos para este momento ser organizado, eficiente e alegre. Ao chegar ao local, localize a mesa com informações para fazer o check-in e retirar as etiquetas de malas. Ajude seus filhos a colocarem as malas no ônibus determinado, bem como se acomodarem em seu assento, estes não são pré determinados. Pedimos a todos que cheguem com 1 hora de antecedência, os ônibus partirão pontualmente nos horários marcados.

      

   SÃO PAULO

 

EMBARQUE: Check in: 8h00  Saída do ônibus: 9h00

DESEMBARQUE: Previsão de chegada: Entre 13h00 e 14h00

 

Local: Av. Projetada Canindé, Pari, estacionamento do Shopping D.


   RIO DE JANEIRO

 

EMBARQUE  Check in: 6h00 (a pista local do Aterro do Flamengo, que dá acesso ao Monumento, fica fechada até as 6h00)

Saída do ônibus: 6h30

DESEMBARQUE: Previsão de chegada: Entre 16h00 e 16h30Acampamento  deverão   chegar entre 9h00 e 9h30 e, CASO NÃO TENHAM INFORMADO NA FICHA DE INSCRIÇÃO, avisar com antecedência de 2 dias que virão buscá-los.

Local: Estacionamento do Monumento aos Mortos da 2ª Guerra, no Aterro do Flamengo.

 

   BELO HORIZONTE

 

EMBARQUE: Check in: 5h00 Saída do ônibus: 6h00

DESEMBARQUE: Previsão de chegada: Entre 16h30 e 17h00 

 

Local: Av. Bandeirante, atrás do Minas 2, ao lado do Batalhão da Polícia Militar

 

   CONDUÇÃO PRÓPRIA

 

CHEGADA: Os pais que vierem trazer seus filhos ao Acampamento deverão chegar entre 11h30 e 12h00.

 

PARTIDA: Pais que vierem buscar seus filhos no Acampamento  deverão   chegar entre 9h00 e 9h30 e, CASO NÃO TENHAM INFORMADO NA FICHA DE INSCRIÇÃO, avisar com antecedência de 2 dias que virão buscá-los.

 

 VOLTAR

 

-

 

Nessa época, a temperatura da região de São Bento do Sapucaí, varia entre 08 a 20 graus de acordo com o site "Clima Tempo", com previsões de chuva. Por isso, não se esqueçam de trazer protetor solar e labial, capa de chuva e tudo o que trouxer conforto e bem estar. 

 

Lembre-se também que a temperatura é gostosa durante o dia e favorece a prática de esportes e utilização de roupa leve, mas a noite esfria um pouco, necessitando o uso de agasalhos durante as atividades – um gorro é sempre bem vindo nesta época. Não se esqueça da roupa de cama e banho. Não é necessário travesseiro.

   SUGESTÃO DE ENXOVAL | VERÃO

8 pares de meias

8 cuecas ou calcinhas

2 pijamas ou camisolas

2 maiôs ou sungas

6 shorts/bermudas

2 conjuntos de moletom

1 impermeável para chuva

1 casaco/blusão

8 camisetas

3 calças

1 toalha de piscina

1 toalhas de banho e 1 de rosto

1 cobertor de solteiro

1 jogo de roupa de cama

 

1 lanterna e pilhas de reserva

1 cantil

1 mochila tipo escolar para caminhada

1 saco de dormir (sleeping) para pernoite

1 boné ou chapéu

1 par de chinelos/sandálias

1 roupa e tênis mais usados em atividade com lama

1 par de meias grossas de cano alto (para patinação)

3 pares de tênis

 

Repelente de insetos

Manteiga de cacau

Protetor solar

Creme hidratante

Objetos de higiene pessoal


 

   SUGESTÃO DE ENXOVAL | INVERNO

1 cobertor ou 1 edredom de solteiro

1 jogo de roupa de cama

1 toalha de banho e 1 de rosto

1 toalha de piscina

6 calças (moletom, jeans, outras)

8 camisetas, camisas, blusas

1 casaco (“grosso/quente”)

3 malhas/blusas de lã

4 blusas de moletom

6 shorts/bermudas;

2 maiôs ou sungas

2 pijamas compridos

10 cuecas ou calcinhas

8 pares de meias de algodão

3 pares de tênis

 

1 par de meias grossas de cano alto (para patinação)

1 roupa e tênis mais usados em atividade com lama

1 par de chinelos/sandálias

Cachecol, luvas

1 boné ou chapéu

1 impermeável para chuva

1 saco de dormir (sleeping) para pernoite

1 mochila tipo escolar para caminhada

1 squeeze

1 lanterna e pilhas de reserva

Objetos de higiene pessoal

Creme hidratante

Protetor solar

Manteiga de cacau

Repelente de insetos

 

OPCIONAL

• Instrumento musical (flauta, violão,etc)

• Raquete e bolinhas de Tênis

• Patins

 

Pedimos a colaboração para acomodar todos os itens acima em um único volume. Todas as roupas e objetos deverão ser identificados com o nome ou iniciais do acampante.

 

-

   OBJETOS DE VALOR

 

 Pedimos não trazer celular, smartphone, bijuterias, games, MP3, Ipod e outros objetos ou aparelhos de valor;

O Acampamento Paiol Grande conscientiza os participantes a importância de zelarem por seus pertences , no entanto não se responsabiliza por qualquer objeto perdido ou extraviado.Não deixe de ler o informativo anexo com informações mais detalhadas.

-

   JANTARES TEMÁTICOS

       

Os temas dos jantares desta temporada já estão definidos!        

Traga sua fantasia ou use a criatividade para os seguintes temas:

  • Peruca Maluca; 
  • Camiseta branca (para pintar);
  • Gêmeos (combina cor de roupa com um amigo); 
  • Cores; 
  • Pijama;
  • Heróis ou Vilões;  
  • Amizade (esporte fino);

 

-

   ATIVIDADES DURANTE A TEMPORADA

       

 O PAIOL GRANDE oferece uma grande variedade de atividades, divididas através das áreas:

• Recreativas: jogos, gincanas e brincadeiras que trabalham o raciocínio e criatividade;

• Esportes de aventura: caminhadas, subida à Pedra do Baú, excursões, canoagem, orientação de trilhas, passando a real ideia de que o ser humano faz parte do ambiente natural. Para determinadas excursões como Cavalos, por exemplo, os acampantes interessados passarão por um teste de aptidão que apontará se estão aptos física e psicologicamente para participar;

• Culturais: teatro, música, artesanato, etc;

• Convivências: horta orgânica, marcenaria, fotografia, música etc, todas visando a valorização e enriquecimento da vida.

• Esportivas: futebol, basquete, vôlei, patinação, hóquei, etc, como instrumento para desenvolver talentos, habilidades, diversão e trabalho em equipe.

Nessas atividades todas, o prazer e a alegria dependem de você!

 -

   EXCURSÕES

 

Este é um diferencial do Acampamento Paiol Grande. Durante dois dias da temporada saímos com todos os acampantes para experienciarem uma verdadeira aventura.

Divididos por faixa etária e preferência de atividade, os acampantes participam de caminhadas a diferentes pontos próximos ao acampamento. Por estarmos localizados dentro de uma área de preservação ambiental, temos o privilégio de poder realizar esta atividade em meio a uma natureza conservada e exuberante. Todos os procedimentos de segurança são observados – contratamos guias locais, carregamos rádios de comunicação e kit de primeiros socorros e utilizamos equipamentos de segurança recomendados para a prática de cada atividade.

Os acampantes caminham por trilhas, visitam cachoeiras, cavalgam por belas paisagens, chegam ao topo de montanhas e ao entardecer seguem para os acampamentos onde pernoitarão em barracas. A comida é preparada na fogueira, que serve também para aquecer a roda de histórias e cantoria. Para dormir, roupas quentes e limpas previamente separadas pelos acampantes são deixadas em cada barraca, junto com a lanterna, pertences de higiene e saco de dormir, (este item caso já possuam devem trazer, caso não tenham nós disponibilizamos, não há necessidade de comprar somente para esta experiência). A noite é uma deliciosa aventura e em cada barraca dorme um monitor/conselheiro.

No dia seguinte todos acordam, tomam café e retornam ao nosso acampamento, onde um delicioso almoço está preparado para repor as energias. Restam muitas histórias para serem contadas por muito tempo.

 

A seguir citamos as excursões mais praticadas:

 

INDIANA JONES: Essa é a excursão mais praticada no Paiol Grande. É um dos caminhos para chegar até a Cachoeira dos Amores, um lugar muito visitado, bonito e bem próximo ao Acampamento. A caminhada é muito tranquila, por terreno plano na maior parte do percurso. Essa excursão possibilita conhecer algumas estações de captação de água que abastecem a cidade de São Bento do Sapucaí, além de oferecer um belo banho nas piscinas naturais. Idade: a partir de 6 anos.

BORONGO: Esta é a segunda excursão mais praticada. É um caminho alternativo para chegar à Cachoeira dos Amores, por uma trilha na mata fechada. Esta trilha tem pontos onde o terreno é íngreme e proporciona emoção aos acampantes ao utilizarem cordas para as descidas. É uma opção perfeita para quem quer caminhar, sentir um pouco de emoção e se divertir. Idade: a partir de 9 anos.

PEDRA DO BAÚ: A Pedra do Baú é a principal pedra para escalada da região. Além disso, é uma das maiores atrações e muito querida pelos acampantes que passam pelo Paiol Grande. A Pedra do Baú fica a aproximadamente 7 quilômetros do acampamento, uma impressionante formação rochosa com 350 metros de altura, 540 metros de largura e altitude de 1950 metros,. A caminhada, na sua maioria, é feita por trilhas em matas e pastagens. A subida até o cume da pedra acontece por escadas de metal presas à pedra. Durante a escalada, guias e conselheiros utilizam equipamentos específicos para aumentar a segurança do grupo. Um verdadeiro contato com a Natureza. Idade: a partir de 13 anos.

PEDRA ANA CHATA: A Ana Chata é outra pedra da região e que muito agrada os participantes. A escalada exige uma dose de determinação e coragem, mas não é muito difícil. Em alguns pontos a escalada possui grampos na pedra para facilitar a escalada do grupo. Para chegar ao topo, os acampantes passam por uma pequena caverna que aguça a adrenalina e anima a garotada! Idade: a partir de 11 anos.

RODEIO: Uma caminhada de grande desafio. A proposta é passar pelas três pedras: Baú, Bauzinho e Ana Chata. Uma caminhada indicada para os maiores, pois exige um bom preparo físico, maturidade e muita superação. Idade: a partir de 15 anos.

CAVALOS: Um passeio muito gostoso e muito procurado pelos acampantes. Para participar, o acampante passa por um teste de habilidade e deve usar calça comprida e calçado fechado. É um passeio que exige muito do acampante, pois passa quase o dia inteiro em cima do cavalo.. Neste passeio pode-se conhecer a Serra do Coimbra, divisa com Minas Gerais. Idade: a partir de 10 anos.

VOLTAR

-

   MEDICAMENTOS

            

Medicamentos de uso contínuo, solicitamos que pais e responsáveis orientem seus filhos e encaminhem tais medicamentos, com as devidas prescrições, para que sejam controladospela nossa Enfermeira. Durante a temporada todo medicamento ficará guardado na enfermaria.

VOLTAR

 

  

   COMUNICAÇÃO DURANTE A TEMPORADA

       

        Entendemos que a separação durante a temporada traz ansiedade, tanto para as crianças como para os pais. Não privamos os paioleiros de falarem com os pais, mas somente autorizamos ligações em casos de muita necessidade, pois acreditamos que aprender a lidar com esta emoção faz parte da experiência.

 

Assim, visando a adaptação do acampante e melhor aproveitamento da temporada, informamos:

  • Em nosso Baú de Notícias (www.facebook.com/baudenoticias)  são postadas diariamente fotos e informações da temporada para os pais e familiares acompanharem os acontecimentos;
  • Incentivamos os pais a enviarem mensagens através no link "Fale com o Paioleiro" em nosso site. Estas mensagens são entregues diariamente e são recebidas com felicidade pelos acampantes. Eles não irão responder as mensagens;
  • Telefonemas somente serão autorizados em casos de extrema necessidade. Caso precisem entrar em contato, ligar para os telefones (12) 3971-1537 ou (12) 3971-1579;
  • Durante a temporada não permitimos que os acampantes utilizem celulares. Celulares encontrados com os acampantes serão guardados e devolvidos ao final da temporada. 

 

   REFEIÇÕES

            

Oferecemos cinco refeições diárias – café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno. A comida é caseira, saborosa e balanceada para atender as demandas de energia das atividades. Os acampantes podem se servir à vontade, sempre com a supervisão dos monitores/conselheiros, apenas a sobremesa é controlada. Nas refeições não servimos refrigerantes, somente suco e água.

Com carinho, responsabilidade e dentro das possibilidades, atendemos as restrições alimentares indicadas na ficha de cada acampante.

-

   RELACIONAMENTO

 

 O PAIOL GRANDE proporciona uma riqueza de experiências através da convivência com várias pessoas, de personalidades e temperamentos diversos, trazendo novas formas de conhecimentos de grande benefício futuro. O objetivo de uma temporada, entre outros, é a socialização do grupo. Dentro dessa visão, o Paiol Grande não permite namoros / ficar durante a temporada.


 
VOLTAR

-

   ANIVERSARIANTES

 

 Os aniversários que ocorrerem durante a temporada serão celebrados, com bolo e parabéns, no último dia da temporada coletivamente para todos os aniversariantes.

 


-

   QUEM SÃO OS CONSELHEIROS

 

Conte sempre com os Conselheiros! Eles são seus amigos para qualquer momento ou situação.

Profissionais treinados para acompanhar os acampantes durante toda a temporada, seja no chalé, no refeitório, nas atividades e nas excursões.

São amigos presentes, instrutores e estão sempre um passo à frente de qualquer dificuldade que possa ocorrer.

No PAIOL GRANDE, os monitores são chamados de Conselheiros.
 

 

   INTERRUPÇÃO DA TEMPORADA

 

O acampante somente poderá deixar o acampamento mediante apresentação da ficha de autorização de saída devidamente assinada pelo responsável, que deverá ser requisitada junto ao acampamento.


Caso seja necessária a saída de um acampante, por qualquer motivo, durante temporada, as viagens ficarão sob a responsabilidade dos pais.

   ACHADOS E PERDIDOS

 

Os objetos encontrados no Acampamento ficarão disponíveis por 30 dias após o término da temporada para que sejam retirados. Pais e/ou paioleiros ao sentirem falta de algum pertence deverão entrar em contato pelo e-mail programacao@paiolgrande.com.br para maiores informações. 

   LOJA DE SOUVENIRS

 

Nossa lojinha funciona no período da noite após o jantar. A lojinha contém souvenires e bomboniere: camisetas, moletons, bonés, canetas, doces, etc. Sugerimos a quantia de R$ 100,00 (cem reais) por acampante. O acampamento não se responsabiliza por dinheiro perdido.

VOLTAR

 

O Paiol Grande é uma novidade, uma aventura. Ficar longe de casa e da família, conviver em grupo com pessoas desconhecidas, fazer novos amigos, ter ‘pique’ para todas as atividades e desconect@r, são todos grandes desafios. Esteja aberto e motivado para uma experiência diferente, divertida e marcante!

 

A equipe de conselheiros e coordenação te espera de braços abertos.

 

 

 

 


Perguntas Frequentes

Escolas
Férias

 


Fale Conosco

Acampamento
acampamento@paiolgrande.com.br
Estrada do Paiol Grande, km 7 - Bairro Paiol Grande
São Bento do Sapucaí - SP - 12490-000
T. (12) 3971-1579 e 3971-1537

0800 771 1537

 
 
Selo de Acreditação
Prêmio
TOP Educação
2013 | 2014 | 2015 | 2016
Categoria Acampamentos
Selo ABAE
Certificação em qualidade operacional, programação e recursos humanos.
designed by blue media studios © 2012