Acampamento Paiol Grande
Fotos da Temporada
Bom dia! Sábado, 27 de Maio de 2017 Fale com o Piaoleiro
TwitterFacebookInstagram
homeConheça o PaiolFériasEscolasContatoLocalização


Image Map

FOTOS | VÍDEOS
Acompanhe o que
acontece na
temporada pelo
Baú de Notícias!

   
 
  Quem Somos

Infraestrutura

História

Filosofia

Novidades

MONITORIA - Treinamentos/VAGAS

Linha do Tempo

História do Paiol

Em 23 de dezembro de 1946, um grupo de brasileiros idealistas fundou uma sociedade civil sem fins lucrativos, o Acampamento Técnico Educacional Paiol Grande, nome do vale da Pedra do Baú, vertente de São Bento do Sapucaí.  Para uso do acampamento foi adquirida uma propriedade de doze hectares, a sete quilômetros da cidade, num dos mais belos recantos da Serra da Mantiqueira.

Com doações de cerca de cento e oitenta  pessoas e empresas e com um vultoso empréstimo, foram realizadas obras de infraestrutura como a construção da estrada até São Bento do Sapucaí, pontes, a rede elétrica, o refeitório, a cozinha, o ranchão, a casa do diretor técnico, a enfermaria, a moradia do capelão, o campo de futebol, uma quadra de terra para basquetebol e cinco chalés: Ventos, Neblina, Cachoeira, Lua e Estrela.

Em janeiro e fevereiro de 1948, realizou-se o primeiro acampamento masculino, com cerca de setenta rapazes, entre dez e dezesseis anos, e em julho de 1949 aconteceu  a primeira temporada feminina.
Em setembro de 1949, Luiz Dumont Villares, então presidente do Acampamento, entregou a direção do Acampamento Técnico Educacional Paiol Grande aos Padres Oblatos de Maria Imaculada, uma parceira que fundamentou os princípios educativos do acampamento. Em 17 de julho de 1960, a antiga Sociedade Civil tornou-se a Fundação Acampamento Paiol Grande.

Nas décadas de 60, 70 e 80 o Acampamento Paiol Grande experienciou um crescimento vertiginoso, tornando-se referência nacional e criando um modelo de programação utilizado por muitos outros acampamentos formados posteriormente.  Neste período várias personalidades participaram das atividades do acampamento – Etty Fraser, Éder Jofre, Carlos Kirmayr, Eduardo Suplicy, dentre outros.

Em 2004, Pe. Leising, presidente da Fundação Acampamento Paiol Grande por mais de vinte anos, por motivo de idade, não mais pôde permanecer no cargo.  Foi eleita uma nova Diretoria e se inicia um período de renovação do acampamento, mantendo contudo os princípios e ideais de seus fundadores.

 

 

 

Fotos antigas
Galeria de Imagens


 


Perguntas Frequentes

Escolas
Férias

 


Fale Conosco

Acampamento
acampamento@paiolgrande.com.br
Estrada do Paiol Grande, km 7 - Bairro Paiol Grande
São Bento do Sapucaí - SP - 12490-000
T. (12) 3971-1579 e 3971-1537

0800 771 1537

 
 
Selo de Acreditação
Prêmio
TOP Educação
2013 | 2014 | 2015 | 2016
Categoria Acampamentos
Selo ABAE
Certificação em qualidade operacional, programação e recursos humanos.
designed by blue media studios © 2012